Páginas

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

COMO AJUDAR PESSOAS QUE COMEM EM EXCESSO?

3 – Tudo na vida é santo.


Precisamos ver a vida como um todo como santa e separada para Deus. Muitas vezes os cristãos consideram santas somente as sua obrigações “religiosas” (ir à igreja, ler a Bíblia, orar, etc.). Porém, Deus olha para todas as áreas da vida – da mais corriqueira e secular à mais “religiosa” – como vividas em fé e submissão ao Seu domínio ou em rebeldia e incredulidade. É algo de suma importância o fato de alguém comer um doce ao invés de se voltar para o Senhor em busca de refúgio quando está sob pressão, deprimido ou entediado. Deus está interessado no que as pessoas comem e no porquê comem. Muitas pessoas estão obcecadas por comida, peso e aparência. Mas Deus quer abrir os nossos olhos a respeito de muitas coisas sobre nós e Ele mesmo. A maioria das pessoas que come excessivamente tem as mesmas motivações controladoras que qualquer outra pessoa auto-indulgente, em especial os desejos de receber aprovação, sentir-se bem ou sentir prazer e conforto. Por exemplo, se alguém está frustrado por não receber a aceitação que deseja (não se trata de uma necessidade legítima), o prazer que ela sente comendo em excesso pode lhe proporcionar um conforto imediato de modo “semi-legítimo”. Em boa parte do meio cristão, a glutonaria não é vista como pecado. O resultado final desta gratificação imediata pode ser, no entanto, maior ansiedade, isolamento e falta de aceitação (especialmente se ela estiver muito acima do peso). O ciclo se repete vez após vez. A verdadeira comunhão e o companheirismo com Deus e outras pessoas fica impedido quando se vivem em pecado (1 Jo 1.7). Portanto, é importante investir tempo na descoberta das motivações básicas e dos “ídolos” do coração.

Texto adaptado por Pr. Carlos
Elyse Fitzpatrick - Coletânea de Aconselhamento Bíblico Vol. II

Nenhum comentário:

Postar um comentário