Páginas

terça-feira, 10 de agosto de 2010

COMO AJUDAR PESSOAS QUE LUTAM CONTRA A VEGONHA?

Durante muitos anos eu gastei tempo pensando sobre como ministrar a pessoas que lutam contra a vergonha. Eu tenho testemunhado o poder da vergonha em esmagar o espírito, infligir sofrimento e desespero às pessoas, e tenho tido a oportunidade de levar essas pessoas às Escrituras e de amá-las no poder do Senhor. É claro, que eu fui atraído às passagens nas quais Jesus fala diretamente desta questão, e eu gostaria de compartilhar algumas observações a respeito de uma dessas passagens que podem nos ajudar a compreender a vergonha e a postura de Jesus perante ela. Em Marcos 5: 21-34, Jairo pede a Jesus que vá até a sua casa para curar a sua jovem filha. Jesus concorda e vai com Jairo na companhia de uma grande multidão. Mas no meio da multidão havia uma mulher que há doze anos sofria de uma hemorragia. Ela havia gastado todo o seu dinheiro à procura de um tratamento médico, mas nada adiantava, pelo contrário, sua hemorragia piorava cada vez mais. Então, ela se aproxima de Jesus Cristo por trás e toca as suas vestes, porque acreditava que apenas tocando as suas vestes ficaria curada, o que de fato aconteceu. Se você quer um estudo de caso sobre a vergonha preste atenção nesta mulher. Observe seu comportamento e atitude. Como podemos saber que ela está com vergonha? Primeiro, considere a sua condição. Para a cultura israelita da época ela era considerada impura (Lv 15.25-27), além do mais ninguém poderia tocá-la, pois caso o fizesse seria considerado imundo também, e por vezes, a hemorragia era considerada um sinal de julgamento do pecado. Ela era evitada pelas outras pessoas, e ninguém a tocava. Agora dá para entender porque ela tocou em Jesus por trás, de forma sorrateira, sem ser percebida pelos demais, aquela mulher não queria chamar a atenção para si. Mas porque ela simplesmente não gritou: Jesus ajude me! Muitos que assim chamaram a atenção de Jesus foram curados. A vergonha a impedia de chamar a atenção para si e talvez ela achasse que Jesus não iria perceber o seu toque. Será que ela esta realmente desesperada pela cura, porque então ela simplesmente não chamou a atenção de Jesus? Simplesmente porque ela tinha vergonha, ela tinha vergonha de ser percebida pelos outros ao seu redor ou de ser ignorada mais uma vez. Ela sabia que aquela multidão estava indo para a casa de Jairo. Ela não iria interromper aquela cruzada de Jesus para cura a menina, afinal Jairo era um dos principais da sinagoga e a sua filha estava morrendo. Ela já vivia nessa condição por anos. Assim, movida pela vergonha de ser ignorada, rejeitada ou repreendida ela decide apenas tocar em Jesus por trás.Isso soa familiar? Você conhece pessoas que necessitam desesperadamente de ajuda mas que se sentem muito sujas, contaminadas, muito diferente de todas as outras pessoas? Pessoas que ficam a maior parte do tempo tentando encobrir e esconder seus problemas? Pessoas que acham que ninguém as ama, que ninguém se importa com elas. Para essas pessoas ser visto e notado é sinônimo de rejeição. São pessoas que como essa mulher esperam apenas tocar sem ser percebidas, mas que o risco de serem notadas é enorme? Alguém que considera a sua existência um empecilho na vida de outros? Alguém que sempre pontua a sua existência com um “Desculpe-me”? Eles sabem que precisam de ajuda mas para elas pedir ajuda a alguém significa um grande incomodo para a outra pessoa.Agora considere a resposta de Jesus. Ele parou a procissão. E quis saber quem o tocou. O que a mulher fez?Ela se ajoelhou diante de Jesus e declarou toda a verdade. O que ele fez?Ele podia a ter repreendido por seu medo e perguntando: Porque você simplesmente não pediu ajuda como fez Jairo? Ou podia ter dito a ela as razões pelas quais Deus permitiu isso? Ou podia ter pedido para que ela confessasse o seu pecado!Mas não ele disse: “Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz e fica livre do teu mal.” Em outras palavras: Você não é uma intrometida, eu não tenho medo de ser tocado por você, eu vou cuidar de você.Em vez de fazer comentários sobre suas atitudes ou procurar localizar possíveis pecados, ele elogia a sua atitude de fé. Suponho que esta mulher permaneceu em silêncio, se esgueirou pela multidão e saboreou a sua cura. Mas ao mesmo tempo ela se expôs, é claro que a fonte externa da sua vergonha foi removida, mas e quanto ao seu coração? Seus esforços para se manter escondida foram invalidados, afinal toda a multidão a notou. Ela teve grande fé no poder de cura de Jesus, mas será que ela acreditava em Seu amor e compaixão?Aqui há algumas coisa que podemos aprender dessa passagem:

• Temos que combater a vergonha apontando para Jesus, mas também temos que encarnar o amor de Cristo. As minhas atitudes e ações comunicam algo. As palavras de Jesus eram importantes mas as sua atitudes também.
• Localizar os pecados que escravizam uma pessoa não é mais importante do que a compaixão e o amor por ela. Descobrir o pecado e especular sobre os impulsos pecaminosos que dominam uma pessoa é mais fácil do que ser paciente, gentil e compassivo. Devemos proporcionar para as pessoas o que elas precisam, não o que é fácil para nós.
• Eu não quero que as pessoas em vida se sintam como se estivessem me incomodando. Porque Deus tem misericórdia de mim quando vou a Ele com meus problemas.
• E não quero que as pessoas achem que eu estou correndo delas.Eu quero ser honesto com as minhas limitações de tempo e conhecimento e para fazer isso eu preciso confessar meu próprio orgulho e confiança.

• Se você quer saber como amar pessoas dominadas pela vergonha de forma mais sabia. O primeiro passo é olhar em volta e perceber aquelas pessoas que acham que são um incomodo e que querem apenas roubar um toque. Perceba-os. Dedique tempo a eles. Dê-lhes a oportunidade para falarem de seu sofrimento. Encarne e aponte-lhes o amor de Cristo.

Winston Smith
Traduzido e adaptado por Pr. Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário