Páginas

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

PALESTRA I - ILUSTRANDO O CORAÇÃO



A palestra foi proferida pelo Pr. Brent Aucoin - pastor da equipe da Faith Baptist Church em Lafayette, Indiana, USA. Presidente e professor do Seminário da Faith Baptist Church. Superintendente do Colégio e o Instituto para a Comunidade. Engenheiro, formado pela Perdue University. Mestre em Divindade pelo Central Baptist Seminary. Mestre em Teologia pelo Trinity Evangelical Divinity School e doutorando pelo Baptist Bible Seminary.

O preletor fez uma exposição do Salmo 73, fazendo dele uma ilustração de como o coração pecaminoso reage às circunstâncias. Dos versículos 2 a 16 o salmista revela o que estava em seu coração ao ver a prosperidade dos perversos. E as conclusões que fez foram:
  
  1. Sobre a vida: Para o salmista a vida consiste de viver para as coisas vistas, ele tem uma visão temporal da vida e de uma prosperidade baseada na prosperidade temporal (bens, saúde, posição social).
  2. Qual o foco da vida do salmista até então? O foco do salmista está em si mesmo, em seus prazeres e querer e não na glória de Deus.
  3. Como ele interpreta a vida? O Salmista tem uma interpretação temporal da vida. Ele se esquece da eternidade.
  4. Quais são os resultados sentimentais e comportamentais? amargura, opressão, ira, desespero.
Mas a partir do versículo 17 tudo muda. O salmista afirma: "até que entrei no santuário de Deus e atinei com o fim deles.˜ Como  podemos entender essa expressão santuário de Deus? Podemos entender como presença de Deus, a Palavra da verdade de Deus sobre o fim do perverso e de sua prosperidade financeira, e essa verdade está expressa na Bíblia. Ou seja, mesmo que as circunstâncias não mudem é possível ter uma reação diferente a elas quando a Palavra de Deus muda as nossas mentes. O salmista tem a sua visão de mundo substituída pela visão de mundo da Palavra. Que impacto essa mudança na visão de mundo gera  no salmista?

  1. Se antes Deus era mau, agora Deus é bom
  2. A vida não se resume a este mundo, mas no mundo vindouro.
  3. A vida consiste de viver  as coisas não vistas e eternas.
  4. Qual o resultado dessa mudança de visão nos sentimentos e comportamentos do salmista?  Alegria, paz, exaltação de Deus e proclamação de Suas verdades (ele se torna um evangelista).
Conclusão

É possível que o nosso coração seja mudado pela Palavra mesmo que as circunstâncias não mudem. É possível que tenhamos mudanças sentimentais e comportamentais pela simples mudança mental provocada pelas Escrituras. O ímpio deixou de prosperar? Sabemos que não. Mas mesmo assim o salmista mudou a sua reação a esta circunstância, porque a Palavra o fez ver tudo isso de uma perspectiva diferente. Viva a suficiência das Escrituras!

Pr. Carlos


Nenhum comentário:

Postar um comentário