Páginas

sábado, 4 de agosto de 2012

DESENVOLVENDO MATURIDADE ESPIRITUAL EM OUTRAS PESSOAS

Resumo da palestra proferida pelo  Pr. Randy Patten – formado pela Cedarville College (1971) e Grace Theological Seminary (1975). Em  1974 tornou-se pastor da pequena Igreja Batista Westridge em Fot Wayne. Indiana.  Randy é o Diretor Executivo da NANC (National Association of Nouthetic Counselors) da qual faz parte desde 1986.

Randy defende a tese de que os melhores conselheiros são os que são bons aconselhados. Portanto, baseado no texto de Efésios 4.11-16 ele nos traz algumas características do líder espiritual por isso Deus chama homens capacitados (vs. 11) cujo principal propósito é aperfeiçoar os santos (vs. 12), para que tenham o padrão de Cristo (v. 13). Esses líderes não podem ter instabilidade teológica (vs. 14), buscando sempre falar a verdade em amor (vs. 14). Qual é o resultado disto, deste conjunto de fatores? Crescimento do corpo (vs. 16).
Como o crescimento espiritual ocorre?

Ele começa pelo despojar/revestir através da mudança na maneira que pensamos (Ef 4.22-24). Para isso Deus usa as provações para trabalhar em nossas vidas (Tg 1.2-4,12), e assim devemos nos apoderar daquilo que aprendemos através das provações para ajudar outros a crescerem (2 Co 1.3,4).
Alguns perguntam, e quanto aos problemas, divergências de ponto de vista típicas no ministério pastoral?

Precisamos entender que eles são aguardados, e nos proporcionam a oportunidade de ensinar e modelar. Eles nos dão a oportunidade para vermos quem irá concordar com Deus e de aprendermos com as circunstâncias.
Como promover um crescimento que glorifica a Deus? Para isso, Patten pega como base o ministério do próprio Senhor Jesus que falava de formas diferentes a três grupos de pessoas:

a)      Os que ele chama de multidão (Mc 5.1/Lc 19.48). Esse era o grupo de pessoas a quem Jesus falava por meio de parábolas, mas que nem todos entendiam o que ele falava. Para Patten, esse grupo hoje seria o correspondente aos frequentadores do Culto Público. Como poderíamos trabalhar com este público? Esse público é principalmente atingido pela pregação pública das Escrituras, portanto, a melhor de atingi-lo é nos esmerando na pregação da palavra de Deus.

b)      Os que ele chama de os doze, ou seja, os doze discípulos (Mc 4.33,34). Para esse grupo Jesus explicava mais detalhadamente suas parábola, tirando-lhes dúvida e esclarecendo princípios que eles não haviam entendido. Poderíamos chamar, na Igreja Presbiteriana , esse grupo de o conselho da igreja e sua junta diaconal, ou seja a liderança mais próxima dos pastores. Portanto, com estes grupos os pastores deveriam ter mais proximidade e mais encontros de estudos e orações.

c)      Os que ele chama de os três (Mc 5.21, Mt 26), referindo-se a Pedro, Tiago e João que era o grupo dentro do pequeno grupo com quem Jesus tinha um contato mais íntimo, mais individual. Talvez esse grupo, hoje, tenha a ver com as pessoas a quem o pastor aconselha individualmente ou pede aconselhamento, ou até mesmo faça as duas coisas.

Dentro do desenvolvimento da maturidade espiritual das pessoas precisamos aprender como Cristo lidou com as falhas, e o exemplo de Pedro é o mais emblemático, registrado em Lucas 22.31-34, 61-62 e João 21. Como Jesus lidou com a imaturidade de Pedro? Ele o alertou da sua possível queda, quantas vezes nós conselheiros também vemos que nossas ovelhas estão andando por caminhos tortuosos e não as alertamos? Quando pastores percebem que suas ovelhas estão fazendo escolhas e tendo atitudes que desagradam a Deus, devem alertá-las de destino previsível. Mas Jesus lhe deu esperança, deixando claro que rogaria por ele, mas depois de sua falha Jesus o confronta com um olhar, deixando claro a sua reprovação para com a atitude de Pedro. Por fim, Jesus o desafia a servir novamente.
Add caption

Nenhum comentário:

Postar um comentário