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segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

DEFENSORES DE TEOLOGIA VERSUS DEFENSORES DE PSICOLOGIA


Uma linguagem polêmica leva à dificuldade de compreensão e de piedade pelo acaloramento do debate. Talvez seja melhor chamarmos os contestadores de Psicologia e os psicólogos heréticos por outros termos como: defensores da Teologia e defensores da Psicologia. É claro que esses termos também podem enganar. Na verdade, as duas partes reivindicam falar da mesma coisa. Ambos afirmam pensar teologicamente sobre os problemas psicológicos, e ambos clamam por fazer um ministério cristão com pessoas que estão enfrentando problemas. Os defensores de Teologia buscam uma Teologia Pastoral sistemática que discuta as questões psicológicas através de lentes e categorias explicitamente bíblicas. Para eles a Teologia trata das questões internas e externas do homem, bem como do seu relacionamento tanto horizontal quanto vertical. Uma boa Teologia interpreta os fenômenos psicológicos, e uma boa prática pastoral é direcionada aos problemas psicológicos e interpessoais. O Aconselhamento Bíblico propõe uma teoria da personalidade centrada em Deus que difere das teorias seculares apresentadas pela Psicologia. Oferece um tratamento às pessoas com problemas, qualitativamente diferente do tratamento oferecido pelas várias Psicologias seculares. Já o outro grupo, os defensores da Psicologia, que buscam uma integração ou um diálogo entre o cristianismo e as teorias psicológicas pretende fazer teologia. Eles procuram baseados na doutrina da graça comum, a partir de uma integração entre bíblia e psicologia tratar os problemas interpessoais e pessoais, bem como a partir dessa integração retirar o método utilizado na ajuda a pessoas com problemas. Acreditam que há uma razão sólida teológica para se estudar com profundidade as matérias seculares e que o conteúdo da Psicologia não é, necessariamente, contrário à Bíblia. Os defensores da Psicologia frequentemente vêm a sua prática de aconselhamento como uma comunicação da graça de Deus àqueles que foram afetados pelo legalismo e deslealdade da igreja. Onde a igreja tem sido brusca, visam oferecer uma encarnação da graça, e uma generosa atitude de aceitação em que a confiança e a conversa honesta possam florescer. Em suma, ambas as partes afirmam ser ao mesmo tempo teológicas e psicológicas

Adaptação do original Cure of Souls (and the modern Psychoterapies) de David Powlison.
Texto completo disponível em http://www.ccef.org/cure-souls-and-modern-psychotherapies
Pr. Carlos


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