Páginas

segunda-feira, 3 de maio de 2010

O OBJETIVO FINAL DO EVANGELHO

“Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para adoradores.” (João 4.23)

O entendimento do verdadeiro evangelho provocará, em nossos corações, a verdadeira adoração que Deus quer de nós, pois foi para isso que o evangelho foi escrito e ele possui vigor o suficiente para produzir isso. Quando entendemos a soberana graça de Deus, incluindo a sua eleição, adoção e a purificação de nossas almas, isso leva-nos “para o louvor da glória da Sua graça” (Ef 1.6), pois Ele “nos amou, salvou e nos sentou à direita de Jesus Cristo” (Ef 2.7). O evangelho bíblico, que contém toda a verdade a respeito de Jesus, exalta a Jesus e obriga cada destinatário da Sua graça a dar glória a Deus. Falsos evangelhos produzem falsa adoração.O evangelho fixo na glória e estima da humanidade pode até trazer uma certa agitação, mas provoca afetos e emoções perversas. O evangelho centrado na saúde física e na riqueza terrena provoca, talvez inconscientemente, alterações mais profundas na riqueza e na saúde. Qualquer evangelho concebido para proporcionar emoções de prazer e sentimentos positivos fará o principal objetivo da graça redentora de Deus (e, portanto, as promessas de Deus) ser transformado em apenas uma mensagem para gerar gratificação emocional nas pessoas. A lista de exemplos poderia continuar, mas todas elas compartilham um tema comum: o crente acaba glorificando a criatura ao invés do Criador. A mentira em si pode ser sutil, mas as conseqüências são sempre terríveis. Pregadores assim fazem as pessoas acreditarem que estão vivendo para Deus, mas na verdade estão vivendo para si mesmas. Eles convencem as pessoas de que estão procurando a satisfação em Deu quando na verdade estão procurando por uma dúzia de coisas criadas. Propõem uma forma exterior de adoração, quando a essência dessa adoração está completamente contaminada. Desta forma, pervertem o verdadeiro objetivo do evangelho que é adorar apenas a Deus. O verdadeiro evangelho nos traz a um lugar de profunda convicção e, em seguida, pela graça de Deus ao arrependimento profundo. Ele purifica os nossos corações, e os templos da nossa adoração. Ele exalta a Deus como o centro da nossa adoração. Ele nos ensina a adorar. Isso nos leva ao altar de Deus, de forma humilde e grata, e a nos preparar para no maravilhar com a Sua glória absoluta. A lei nos mostrou a bizarrice e falsidade da nossa adoração. Ela expôs o nosso pecado e condenou a nossa idolatria. Ela nos ajudou a ver quem eram os inimigos de Deus, mas era absolutamente inútil para honrar, louvar e servir a Senhor em Espírito e em verdade. A lei levou-nos a Jesus Cristo. A lei disse: “Você adoram de forma errada e merecem a morte e o inferno” A lei nos disse o quão desesperadamente precisamos de um salvador. Já o evangelho apresenta-nos ao nosso Salvador, Jesus Cristo. Ele pagou a pena da nossa falsa adoração. Ele nos dá esperança para o culto verdadeiro. Ele muda os nossos corações e nos enche com Seu Espírito para que sejamos capazes de adoração em espírito e verdade. Então qual o objetivo final do evangelho? Produzir em nossos corações, verdadeira e alegre adoração a Deus. Qual, então, deve ser o nosso principal objetivo no aconselhamento? Ensinar as pessoas a reconstruírem a verdadeira adoração, pois os grandes males da humanidade são resultado de uma falsa adoração.

Texto original:

The Ultimate Aim of the Gospel
by John Henderson, PhD.

Traduzido e adaptado por Pr. Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário