Páginas

quarta-feira, 10 de março de 2010

O QUE HÁ DE ESPECIAL NO DOMINGO? PARTE IV

No último post falei sobre dois principios que devem reger os nossos domingos. Hoje gostaria de finalizar essa série de estudos escrevendo sobre os dois últimos princípios e dando dicas práticas a respeito da guarda do domingo:

3 - ADORAÇÃO.

Em Números 28.9,10, o povo foi instruído a trazer dois cordeiros no sétimo dia, em acréscimo ao holocausto habitual. Isto significa que os sacerdotes tinham duas vezes mais trabalho neste dia! Portanto, o dia de sábado era também um dia de adoração, para fortalecer a alma. O descanso não deveria consistir de ociosidade, e sim de revigoramento espiritual. Provavelmente uma das melhores passagens da Bíblia pra descrever a maneira como deveríamos ou não utilizar o dia de descanso encontra-se em Isaías 58.13-14: "Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e o santo dia do Senhor digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs, então, te deleitarás no Senhor.". Talvez vocês gostariam de ler, em alguma ocasião, o Salmo 92, que tem o título "Cântico para o dia de Sábado". Neste salmo o salmista adora a Deus como Criador e Salvador.

4 - ESPERANÇA.

Há ainda outro propósito, que não se tornou evidente até à época do Novo Testamento. Em Hebreus 4, o autor sagrado cita Gn 2.2, Sl 95.11, onde Deus adverte os judeus incrédulos, afirmando: "Não entrarão no meu descanso". Isto não é apenas uma referência à Terra Prometida, visto que o escritor de Hebreus prossegue, dizendo: "Resta um repouso para o povo de Deus" (v.9). Em outras palavras, ele utiliza o plano da criação como uma figura do descanso que os crentes desfrutarão no céu. Por conseguinte, um quarto propósito é que esse dia especial auxiliaria os crentes a manterem viva a sua esperança a respeito do céu. Todos os domingos, quando gastamos tempo com o povo de Deus, na adoração, na comunhão e no ministério da Palavra, somos relembrados que temos algo muito melhor que estamos esperando antecipadamente.

Muitos, provavelmente, ao lerem o que é dito acima verão o domingo como uma escravidão. Mas a pessoas que fazem afirmações como esta deveriam reler Isaías 58.13 e perceberem como o profeta encorajou o povo a gozar esse dia especial, não fazendo o que desejavam, e sim fazendo o que Deus queria. É significativo  observar que o quarto mandamento foi apresentado em uma maneira mais positiva do que os outros mandamentos. Esse mandamento não deve ser visto como algo que limita a liberdade do povo de Deus, mas sim como algo que dá liberdade para desfrutar o melhor do plano de Deus. Este mandamento nos oferece uma grande oportunidade para descansar, recordar o Senhor Deus e adorá-lo. A lei traz uma obrigação, a graça traz uma oportunidade. Quem entende o quarto mandamento como uma opressão é porque não entende os seus princípios.

DICAS PRÁTICAS.

Depois de termos explanado do porquê de se guardar o domingo, agora é importante explanarmos sobre o como se deve guardar o domingo:

1 - Devemos nos preparar adequadamente para o domingo. O sábado judeu começava no crepúsculo da sexta-feira; isto significa que eles começavam a se preparar para o sábado no entardecer do dia anterior. Portanto, no sábado devemos fazer tantos preparativos quantos são possíveis, a fim de que nos aprontemos para o domingo. Prepare todas as refeições possíveis no sábado e tenha uma razoável noite de descanso.  Levante a tempo para chegar no horário na igreja e para ficar atento.

2 - Tenha hábitos disciplinados no domingo. Vá à igreja, este hábito não pode ser interrompido pelo cansaço, lazer, feriados, parentes ou trabalho. Deixe de lado os livros de estudos e relatórios de trabalho, limpe sua mente do barulho e opiniões do mundo. Seria bom, por exemplo, não assistir televisão neste dia.

3 - Não faça os outros trabalharem. A guarda do domingo deve ser um referencial para toda a sociedade. Não faça compras no domingo ou desfrute de um lazer que fará os outros trabalharem. Conserve em mente as quatro grandes razões para existência deste dia especial: descanso, recordação, adoração e esperança. A partir destes princípios determine o que é correto para você fazer, a fim de que obtenha o melhor do domingo, mas não transforme a sua regra em uma lei para outros crentes; não pense que os outros são menos obedientes ou menos espirituais do que você, simplesmente porque não fazem o mesmo que você faz no domingo. Lembre-se: é a Deus que temos de prestar contas pela maneira como guardamos o domingo. Deus outorgou este mandamento, assim como todos os outros, para o beneficio não apenas dos crentes mas de toda a sociedade. Ao insistirmos que isso seja uma regra social, não estamos exigindo que todos vão à igreja no domingo ou mesmo pensem sobre Deus durante todo o dia. Estamos simplesmente dizendo que Deus sabe melhor o que é bom para nós e que esse dia especial de descanso e refrigério contribui para o bem da nação. Sempre existe uma penalidade para aqueles que transgridem as leis de Deus; e a pessoa que tenta trabalhar sete dias por semana, mais cedo ou mais tarde, sofrerá por causa disso. Há uma nação que é modelo neste sentido, a Alemanha. Lá todas as lojas fecham no domingo; é claro que existem algumas exceções, como postos de gasolina, restaurantes, confeitarias e um médico em cada bairro; em cada mês, as lojas também fecham completamente em um dos sábados à tarde. Sinceramente, não temos necessidade de fazer compras nos domingos, se todas as lojas fechassem, o domingo realmente seria um dia especial.

4 - Lazer. Não acho que devemos banir toda a prática de esportes e atividades relaxantes, acho muito importanto a família desfrutar destes momentos durante o domingo. Mas este lazer não pode ser exercido às custas do trabalho de outros, portanto, se possível, este lazer não deve gerar ônus para outras pessoas.. Compreendo que é muito complexia a nossa sociedade contemporânea, na qual poucos têm interessem em ouvir aquilo que Deus diz. Todavia, devemos fazer todo esforço possível para assegurar que apenas um número mínimo de pessoas seja obrigado a trabalhar no domingo. Mas entendo que seria impraticável, devido à complexidade de nossa sociedade, alguns serviços pararem.

Pr. Carlos
Baseado no livro O que existe de especial no Domingo? de Brian Edwards

Nenhum comentário:

Postar um comentário