Páginas

quarta-feira, 2 de março de 2011

APRENDENDO A LIDAR COM A ANSIEDADE – PARTE I

Para aprendermos a lidar com a ansiedade um bom início é defini-la. Para lidarmos com algo é necessário que o conheçamos, daí a importância de se entender a ansiedade. Mas afinal, o que é ansiedade?


Um bom começo seria dizendo o que não é ansiedade:

1 – Não é deixar de cumprir com as nossas responsabilidades e obrigações.

Em 2 Coríntios 11:28 Paulo nos diz “além das coisas exteriores, há o que pesa sobre mim diariamente, o cuidado de todas as igrejas.” Aqui vemos Paulo demonstrando um zelo para com as igrejas fundadas por ele, Paulo se sentia responsável por elas, e ele tinha um cuidado de pai para com aqueles que ele evangelizou, ou seja, Paulo se sentia responsável por aquelas igrejas e faria o que fosse necessário para conduzi-las no caminho de santificação. Isso mostra para nós que se sentir responsável por aqueles ou aquilo que Deus deixou ao nosso encargo e trabalhar para o bem disto não é ansiedade.

2 – Não é deixar de fazer um planejamento adequado de nosso futuro.


Devemo planejar o nosso futuro, devemos ter planos e estratégias para atingi-lo, isso não significa uma falta de confiança, no entanto, este planejamento não pode deixar de levar em conta a soberania de Deus.

Mas então, o que é ansiedade?

O texto de Mateus 6.25-34 deixa isso bem claro, ou seja, ansiedade é uma aflição excessiva com o futuro, que impede que você cumpra com as suas responsabilidades hoje.

A palavra grega para ansiedade (anshein) significa atraídos para direções diferentes, nossas esperanças nos puxam para um lado, nossos medos para o outro. Podendo significar também mente dividida ou rasgada. A pessoa ansiosa fica rasgada entre o presente e o futuro, pois se por um lado ele não consegue controlar o futuro, por outro ela não consegue viver o presente, pois está preocupada com o futuro.

A mesma palavra é usada nos seguintes textos: Mt. 12.25, Mc 6.41, Mc 4.19.

Mas porque é pecado ficar ansioso?

o A ansiedade não é produtiva.

A preocupação obscurece a sua visão, turva a visão, os olhos são as lâmpadas do corpo se eles estão ruins o corpo não caminha bem. Pessoas preocupadas não se focam em suas responsabilidades porque seus olhos estão focados no futuro, em coisas que muitas vezes nunca vão ocorrer.

o A ansiedade controla o seu pensamento e raciocínio.

A ansiedade trabalha a nível de pensamento, e ela acaba controlando os nossos pensamentos e raciocínios nos impedindo de pensar e consequentemente agir corretamente.

o A ansiedade destrói a esperança.

Como nos sentimos impotentes na nossa missão de controlar o futuro, ficamos desesperançados e desanimados frente a realidades que não estão ao nosso alcance.

o A ansiedade rouba tempo.

Cada minuto que você fica ansioso você está perdendo tempo, deixamos de aplicar a sua energia e tempo naquilo que realmente está ao seu alcance, ou seja, em suas responsabilidades.

o A ansiedade resulta em preguiça.

Pessoas ansiosas em geral tornam-se preguiçosas, pois deixam de lado as suas responsabilidades com os fatos do dia para se dedicarem à preocupação com o que vai acontecer amanhã, como consequência param de funcionar em muitas áreas da vida.

o A ansiedade expressa a nossa falta de fé.

Quando nos preocupamos dizemos: “Deus não é capaz de fazer o que Ele diz que vai fazer.” Ela nos foca no presente e não no eterno, naquilo que não temos, não no que temos. Deixamos de confiar na promessa bíblica que diz: “O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.” (Filipenses 4.19)

o A ansiedade é idolatria.

Eu torno aquilo pelo qual eu me preocupo um ídolo no coração. A preocupação é o pensamento errado e ação errada pelo aquilo que não temos.

Pr Carlos

Baseado em Palestra proferida por Steve Viars no Congresso da ABCB

Nenhum comentário:

Postar um comentário