Páginas

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

TRAZENDO O EVANGELHO AOS FILHOS DA ALIANÇA

Conversação Santa
As Escrituras nos ensinam que devemos, diariamente, tomar tempo para conversar com nossos filhos à respeito de Deus. Conversação espiritual séria deve ser feita regularmente durante o culto doméstico e o ensino, mas também espontaneamente através do viver diário. Pegando como base a orientação de Dt 6.7 podemos concluir que cada dia deve incluir 4 momentos de ensino:


• Ao levantar – Dedique alguns minutos, no café da manhã, alguns minutos de comunhão com o Senhor.

• Assentados em vossas casas – Reserve pelo menos uma noite por semana para reunir a família para comerem, lerem e orarem juntos.

• Andando pelo caminho – Quando você anda com seu filho, no carro, você tem uma excelente oportunidade para instruí-los sobre Deus e o caminho da vida. As suas reações no trânsito são uma excelente oportunidade para ensiná-los a respeito de um proceder santo.

• Ao deitar – a hora de ir para a cama é um momento especial para falar aos filhos. Adote uma rotina para a noite, para a instrução a respeito de Deus. Leia histórias bíblicas, ore, cante música, faça brincadeiras leves quando seu filho for dormir. Convide-o a compartilhar seus desafios, falhas, e motivos de oração. Mas comece compartilhando os seus próprios desafios. Não se esqueça, também, de ensiná-lo a pedir perdão pelos pecados do dia.

Em fim, todos os dias de nossas vidas devem ser pontuados com as verdades de Deus e sua graça. Mas você não precisa só falar de Deus e Bíblia com seus filhos, fale de todos os assuntos do dia a dia mas sempre apresentando uma cosmovisão bíblica a respeito deles. Aprenda como entrar na vida do seu filho, e sentir prazer no relacionamento com ele na fase em que se encontra. Isto implicará em coisas diferentes em idades diferentes, tais como brincar de luta, fazer caminhada pelo parque, puxá-lo para uma conversa a respeito de seus amigos, discutirem suas metas e sonhos. Quando você conversar com seu filho você estará avaliando a temperatura espiritual dele. Não espere que ele comece o assunto, a iniciativa tem que ser do pai. A palavra hebraica para instrução em Dt 6.7 diz que devemos “imprimir” em nossas crianças os ensinamentos da Palavra de Deus. A idéia ali é que devemos penetrar, produzir marcas, discipular nossos filhos no caminho do Senhor. Esse é o seu chamado como pai.

Joel Beeke


Adaptado por Pr. Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário