Páginas

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

TRAZENDO O EVANGELHO AOS FILHOS DA ALIANÇA

Como catequizar os filhos nos dias de hoje?
Eis algumas dicas práticas de como pais cristão podem  fazer isso:
• Catequize seus filhos pelo menos uma vez por semana. Trinta minutos são suficientes no caso de crianças mais novas, um tempo de 45 a 60 minutos será mais apropriado para adolescentes interessados.

• Tenha à sua disposição bons livros de catecismo. Para crianças mais velhas é bom o Catecismo de Heidelberg e o Breve Catecismo de Wetminster, há também os catecismos de John Brown e de Matheu Henry. Mas você também pode usar um conjunto de livros, como:

a) Pré-escola à 1º série: A Bíblia Perguntas e Respostas (Carrine Mackenzie/Editora Fiel).


b) 2ª à 3ª séries: A verdade da Palavra de Deus (Diana Kleyne/ Joel Beeke)

c) 4ª à 5ª séries: Doutrinas Bíblicas para Crianças mais novas – Livros A e B (Jarnes Beeke).

d) 6ª à 7ª Séries: Doutrinas básicas para crianças mais velhas – Livros A e B (James Beeke)

e) 8ª série ao 3ª Ano – Doutrinas Básicas para Adolescentes e Adultos Jovens – Livro 1 , 2,3 (James Beeke).

Os livros estão disponíveis para venda, em Inglês, no site www.heritagebooks.org. Mas há, em português, outros livros dos mesmos autores.

Outra abordagem seria ensinar as Doutrinas é através do clássico O Peregrino de John Bunyan

• Perguntas e respostas devem ser prescritas para memorização. A partir destas perguntas irão surgir, naturalmente outras perguntas, relacionadas às questões memorizadas. Tente extrair cinco a dez perguntas decorrentes, tendo em mente que a catequização não é uma aula, mas uma oportunidade de dialogar com seus filhos. Ou seja, envolve, fazer perguntas, reformular perguntas, corrigir, guiar, rever.


• Combine o ensinamento com ilustrações e outros ensinamentos, extraídos não só das Escrituras mas também da vida diária. Use poesias, acrósticos, metáforas, métodos mmemônicos fazendo com que a doutrina seja memorizada e se torne viva.

• Prepare as lições. Leia, estude, memorize. Inicie este momento com um cântico, leitura de um texto das Escrituras e oração, e revisão da última lição.

• Perseverai em amor. Torne seu ensinamento atraente a apaixonante, as crianças não se deixam enganar, é necessário que você demonstre amor pela Palavra.

Joel Beeke – Adaptado por Pr. Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário