Páginas

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Já que a Bíblia não é um livro-texto de psicologia, será que não precisamos suplementá-la com outras disciplinas para entender as pessoas?


É fato que a ciência tem mostrado verdades que vão além das Escrituras. A medicina é um exemplo disto, pois trata-se de um conhecimento extrabíblico. As mais variadas vacinas têm salvado vítimas e erradicado doenças. Se nos limitassemos aos remédios demonstrados nas Escrituras várias doenças não seriam tratadas e curadas. Não é uma preocupação bíblica trazer informação sobre a medicina, a física ou química. No entanto, quando se trata da psicologia ela difere-se das demais ciencias em duas questões importantes:

1 – A psicologia não é uma ciência: ela não lida com dados objetivos, mensuráveis que podem ser entregues para testes confiáveis e confirmados pelo método científico.

2 – A psicologia difere da ciência por tratar de questões que são fundamentalmente espirituais das quais o evangelho se oculpa.

Todas as chamadas necessidades psicológicas que não atribuiveis a causas físicas são, na realidade, problemas espirituais, e as Escrituras de fato alegam ser o único guia suficiente para lidar com problemas espirituais. Procurar acrescentar teoria psicológica ao testemunho infalível da Palavra de Deus é adulterar a verdade de Deus com a opinião humana.

Pr. Carlos
Adaptado do texto de Jonh MacArthur Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário