Páginas

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

O QUE HÁ DE ESPECIAL NO DOMINGO? - PARTE III

Como falei no último artigo o princípio norteador da guarda sábado judaico é o mesmo da guarda do domingo cristão. Algumas pessoas gastam muito tempo argumentando sobre a prática – o “como” – de modo que perdem de vista o princípio – o “porquê”. O princípio é que Deus criou o sétimo dia e, posteriormente, deu mandamentos a seu respeito. Há quatro palavras que resumem o propósito de Deus: descanso, recordação, adoração e esperança. E temos que conservá-las em equilíbrio. Hoje gostaria de falar sobre dois destes quatro princípios:


1 – Descanso.

O domingo é um dia para descanso, para revigorar o corpo. Deus sabe que não podemos continuar trabalhando sem um descanso semanal. Assim como Ele criou a noite para o descanso do dia, Ele criou o domingo para o descanso da semana. Em Êxodo 23.12, onde a lei a respeito do sábado foi proferida novamente, três palavras são utilizadas. Os patrões receberam a ordem “Descansarás”; esta é uma forma verbal que no hebraico tem a mesma raiz da palavra traduzida por sábado; significa parar de trabalhar. A respeito dos animais foi dito: “Para que descanse o teu boi e o teu jumento”; o vocábulo descanse significa deitar-se e ficar quieto – o sábado era um dia de pastagem. Porém a palavra mais forte de todas estava reservada para os empregados e os forasteiros que deveriam “tomar alento”; o vocábulo hebraico aqui traduzido significa tomar fôlego, ser recriado ou rejuvenescido. Portanto, descanso é um dos propósitos do domingo.

2 – Recordação

O sétimo dia não era apenas um dia de descanso, mas era um dia para servir de lembrete, para auxiliar a memória. Em Êxodo 31.17, Deus afirmou que o sétimo dia seria um sinal entre Ele mesmo e os israelitas, porque, “em seis dias, fez o Senhor os céus e a terra.” Esse dia especial permaneceria recordando-lhes o seu Criador. Também deveria lembrar-lhes de algo mais. Em Dt 5.15, Deus recorda aos israelitas que eles haviam sido escravos no Egito e que Ele os havia libertado. Essa recordação serviria de incentivo para os israelitas terem cuidado por seus servos no sétimo dia; mas também lhes recordava que Deus era seu Redentor e seu Criador.

Pr. Carlos
 
Baseado no livro O que existe de Especial no domingo? de Brian Edwards

Nenhum comentário:

Postar um comentário