Páginas

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

O QUE HÁ DE ESPECIAL NO DOMINGO? PARTE II


No primeiro estudo trabalhamos um princípio básico com respeito ao Domingo: Deus determinou um padrão de seis dias de trabalho e um de descanso, chegamos a esta conclusão fazendo uma análise do texto de Gn 2.2. Mas na verdade, depois do pecado não sabemos quantas pessoas seguiram esse padrão divino de seis dias de trabalho e um de descanso, mas sabemos que na época de Noé, todo o mundo parecia ter voltado as costas ao plano especial de Deus para a humanidade. Os anos se passaram e chegamos à época dos dez mandamentos e Deus volta a reafirmar: “Lembra-te do dia de sábado” (Ex 20:8). Isto significa que o sábado era algo sobre o que eles já tinham conhecimento. Em Êxodo 16, quando Deus enviou o maná para os israelitas comerem no deserto, Ele instruiu-lhes que no sexto dia recolhessem o bastante para o sétimo dia. Portanto, a guarda do sábado começou como um dom de Deus na Criação, mas tornou-se um mandamento divino. O quarto mandamento é abordado por Cristo com muita clareza em Mc 2.27: “O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.” O que Jesus quis dizer? Que o sétimo dia tinha um valor especial para a humanidade. Foi criado para auxiliar o homem; e nós o utilizamos da melhor maneira, quando descobrimos por que o Senhor o criou no princípio. Mas há algo importante para esclarecermos antes de dar continuidade à importância do domingo. Os judeus consideravam o sábado, o último dia da semana, como o dia de descanso, mas nós, cristãos tomamos o primeiro dia da semana, o domingo, como o dia especial. Então, será que não devíamos fazer como os adventistas que guardam o sábado? Com certeza não, as Escrituras são claras com relação a isto, elas nos esclarecem que os crentes do primeiro século escolheram o primeiro dia da semana como seu dia especial, quando se reuniam para adoração a Deus. Encontramos isso em 1 Co 16.2, At 20.7, aproximadamente meio século depois, o apóstolo João referiu-se ao domingo como o “dia do Senhor” (Ap 1:10), dando a entender que seus leitores sabiam do que ele estava falando. Os apóstolos, pela autoridade conferida por Deus, mudaram o dia porque o domingo foi o dia em que Cristo ressuscitou dos mortos, o dia em que o Espírito Santo foi derramado sobre a igreja, e o dia em que Cristo apareceu aos seus seguidores. Os adventistas afirmam que a primeira legislação oficial sobre o domingo surgiu com Constantino em substituição ao dia do Sol, e isto é verdade, mas bem antes disso os cristãos já guardavam o domingo. Os pais da igreja já escreviam a este respeito. Em 155 d.c., Justino Mártir, descreveu em detalhes um culto cristão dominical e fez uma análise bíblico teológica a respeito da mudança do dia de descanso do sábado para o domingo. Os cristão primitivos entendiam que havia diferenças entre o sábado judaico e o domingo cristão, assim como havia diferenças entre a circuncisão e o batismo, a páscoa e a ceia do Senhor, apesar de o princípio norteador ser o mesmo. Melito, bispo de Sardes em 165 d.c, Tertuliano e Orígenes, pais da igreja, todos eles falaram sobre o Dia do Senhor como sendo o domingo. Portanto, o que devemos entender hoje é que a partir de Cristo o dia de descanso torna-se o domingo (o primeiro dia da semana) e não mais o sábado (o sétimo dia da semana). Nos próximo estudos falaremos sobre, na prática, como deve ser a guarda do domingo, e quais os princípios norteadores desta guarda.



Pr. Carlos

Baseado no livro O que existe de Especial no Domingo? – Brian Edwards

2 comentários:

  1. Pr.Carlos
    O domingo ou o dia do Senhor, como o próprio nome já diz, me faz entender que deve ser um dia especial em que devemos adorar O Senhor Jesus. Porém, muitas vezes nós usamos disso para nos avaliar, refletir sobre as nossas atitudes com relaçâo à nossa vida. Qual seria a melhor maneira de nos dedicar-mos inteiramente à Deus e esquecer um pouco de nós?, mesmo sabendo que Deus é o nosso porto seguro, que sempre recorremos à Ele quando tem algo nos incomodando. É errado agir dessa forma? Isso é dificil de separar , ou nao tem como separar ou temos que separar? Abraço, Keyla Alencar

    ResponderExcluir
  2. Keila,

    Um aspecto da adoração ao Senhor está em buscarmos refletir a Sua glória, desta forma, não há problema em você, durante o domingo, procurar fazer também uma reflexão sobre a sua própria vida, sobre sua maturidade espiritual, sobre seu processo de santificação. Mas quando falo disso não estou falando de auto-ajuda, não é um mergulho em você mesma (até porque acho que isso é meio impossível), mas sim de uma reflexão da sua vida à luz das Escrituras. Tire um tempo do seu domingo para refletir nas Escrituras, para orar a Deus e procurar pensar sobre o que há para melhorar em sua vida, sobre o que você pode fazer para refletir mais a glória do Criador, tenho certeza que desta forma o seu domingo será muito bem aproveitado.

    Abraços

    ResponderExcluir