Páginas

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

É verdade que o fundamento do aconselhamento bíblico está arraigado no legalismo?


Legalismo é um termo que é com freqüência utilizado sem que se pense corretamente no que quer dizer. Na verdade, legalismo significa buscar a espiritualidade por meio do que alguém faz ou não faz. No legalismo, alguém estabelece um padrão externo de espiritualidade e então julga todos por esse padrão. Em geral, o indivíduo que estabeleceu o padrão o atinge. O apóstolo Paulo denunciou esta atividade em 2 Co 10.12, quando repreendeu aqueles “que se louvam a si mesmos...medindo-se consigo mesmos e comparando-se consigo mesmos...”. O Aconselhamento bíblico tem sido caricaturado por seus críticos como sendo legalista, e de fato, por parte de alguns, essa acusação procede. Mas o aconselhamento Bíblico não está arraigado no legalismo.Mas ele é restrito quanto à fonte de autoridade – a Bíblia – e não existe tolerância para a integração de conceitos psicológicos seculares ou práticas na área de aconselhamento. Mas o conselheiro bíblico não se coloca como padrão para a vida e piedade. Ao contrário, ele orienta as pessoas rumo às Escrituras para que possam enxergar Deus mais claramente e perceber que Ele forneceu a elas “toda sorte de benção espiritual nas regiões celestiais em Cristo” (Ef 1.3). O conselheiro bíblico é como Paulo, que admitiu: “Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo.” (Fp 3.13,14). O conselheiro bíblico também orienta o aconselhado na direção que Paulo tomou quando disse: “Tudo posso naquele que me fortalece” (Fp 4.13). Chamar o aconselhamento bíblico de legalista é negar a verdade. O aconselhamento bíblico busca honrar a Deus em todas as coisas, caminhar com irmãos e irmãs em Cristo com admoestação, conselho e repreensão quando necessário, demonstrar aos não-cristãos que seus problemas são pálidos comparados à sua necessidade de salvação em Cristo, e declarar a todos o Deus onisciente, onipotente e onipresente que é o único capaz de salvar e capacitar a pessoa a servi-lo nesse mundo.




Dennis M. Swanson



Um comentário:

  1. Muito relevante o texto.
    Acredito que o legalismo é separar o Espírito da Palavra (tanto quanto tirar a Palavra do Espírito seja misticismo).
    O Aconselhamento Bíblico (que é bíblico mesmo) busca ser guiado pela Palavra de Deus. Isso significa que seus objetivos, conteúdo e método são determinados pela Palavra. Não existe nada legalista em viver as Escrituras. Muito pelo contrário, existe a certeza que seguimos quem tem as respostas, Deus.

    ResponderExcluir