Páginas

terça-feira, 8 de setembro de 2009

COMO É QUE A GRAÇA DE DEUS E O EVANGELHO SE HARMONIZAM NO ACONSELHAMENTO BÍBLICO


A Bíblia fala da graça de Deus nas boas novas de Jesus Cristo. O tema central da Bíblia é Jesus Cristo, o Salvador e Senhor; portanto, o aconselhamento bíblico diz respeito a Jesus Cristo como o Salvador e Senhor. Jesus abriu a mente dos seus discípulos para compreender as Escrituras, Ele falou de arrependimento, de perdão dos pecados, e a respeito de fazer discípulos. A proposta da Bíblia é tornar pecadores em filhos do Pai, sendo assim, o aconselhamento diz respeito a tornar pecadores em filhos do Pai. Desta forma, há uma mensagem graciosa no aconselhamento bíblico. O conselheiro bíblico demonstra uma franqueza amorosa, humildade, dependência em oração, sabedoria, gentileza, ousadia, bondade, persistência, coragem, autoridade, flexibilidade, auto-sacrifício e paciência. O aconselhamento bíblico procura aparelhar os conselheiros a ministrarem todo o conselho de Deus. O evangelho é o material fundamental do conselheiro. Cada parte do aconselhamento bíblico é composta de evangelho e graça; desde a compreensão das pessoas e de seus problemas até o modo de resolvê-los. Mas alguns acham que o conselheiro bíblico simplesmente diz: “Eis como aceitar o evangelho e a graça perdoadora de Deus de forma que você vá para o céu. Agora, até lá, faça isso. Não faça aquilo. Aprume-se. Apenas diga não. Seja uma pessoa boa.” Esta moralização é antibíblica. A Bíblia não acrescenta o poder da vontade e do esforço próprio à graça. O evangelho e a graça de Deus não dizem respeito apenas ao perdão pela culpa do pecado, mas tratam do poder de Deus para transformar progressivamente os crentes, durante a vida inteira. O Espírito Santo objetiva mudar os crentes nos detalhes práticos da vida. A auto-revelação de Deus torna-se o ambiente no qual vivemos; as promessas de Deus se tornam o alimento que nos sustenta; os mandamentos de Deus se tornam a vida que passamos a viver. O conselheiro bíblico visa sim à obediência prática, e muitos acham que esta ênfase na obediência significa contradizer a graça do evangelho. Mas a graça é graça eficaz. Não é correto ser perdoado do adultério e continuar sendo adúltero. Não traz honra ao evangelho a ansiedade ser perdoada, e a pessoa continuar sendo incrédula. Não é cristão uma pessoa egoísta ser perdoada e ela continuar sem levar em conta os interesses dos outros. Deus quer fazer discípulos por meio da graça do evangelho, mas este discípulo tem que ter mudanças práticas em sua vida. Um grande problema que temos é que muitos conselheiros bíblicos não são realmente bíblicos. Muitos são deficientes no conhecimento das Escrituras. Precisam estudar. Pedir a Deus que revele as suas carências, se arrepender da sua insensatez; pedir a Deus que conceda sabedoria, aprender humildemente de conselheiros bíblicos mais maduros.

Pr. Carlos
Adaptado do texto de David Powlison

Um comentário:

  1. Olá irmão.

    Gostei muito do seu blog. Também compartilho da visão noutética de aconselhamento. Espero e oro para que mais pessoas deixem de crer nesse ensino horrível da psicologia e creiam na suficiência da palavra de Deus.

    Aqui na internet sugiro alguns sites como o da CCEF ou o NANC.

    Se vc entende de Inglês, são ótimos recursos.

    ResponderExcluir